Search here...
TOP
Ligia Guerra

– Simpósio de Saúde Faculdade Campo Real –

Lígia Guerra ganha o público do Simpósio de Saúde da Campo Real

A escritora e psicóloga catarinense Lígia Guerra, comentarista do quadro “Mulheres às Avessas” da RPC TV, literalmente ganhou o público de mais de 300 pessoas, que lotou a arena de debates durante o I Simpósio Integrado de Saúde, na noite desta terça feira (20), em Guarapuava.

Abordando o tema que dá nome ao Simpósio “A Interdisciplinaridade na Promoção à Saúde”, Lígia trouxe para os participantes um pouco da sua  experiência como psicóloga analítica e do trabalho, assim como relatos de suas visitas em outros países, sempre associando o tema à importância do aprimoramento do caráter dos profissionais da área de saúde. “Trabalhamos com pessoas. Quem aqui não gosta de pessoas, por favor procurem urgentemente outro curso, outra coisa para fazer”, destacou.

Sempre muito frontal, com tiradas de muito bom humor e a sagacidade de quem sabe do que está falando, a autora do livro “Mulheres às Avessas”, demonstrou saber bem o que é saber ouvir (e escrever sobre) os ecos de outras milhares de vozes femininas e masculinas. O mundo dos pacientes, as contradições, os relacionamentos com outros e consigo próprios, as amarras do dia a dia, a libertação e causas de doenças foram alguns dos tópicos abordados pela palestrantes que fascinou o público.

A ideia da discussão, segundo Lígia, foi fugir das neuroses que ocasionalmente vem à tona e levar a vida profissional com mais bom humor. “Estamos vivendo uma loucura coletiva diariamente, cada vez maior.O ser humano anda mais estressado do que nunca. E esta carga toda recai também sobre o profissional de saúde que tem que aprimorar a interdisciplinaridade como ferramenta de apoio, além de se transformar em um bom ouvinte, antes de mais nada”, salienta.

Lígia se surpreendeu com a acolhida dos acadêmicos e diz pretender voltar brevemente a Guarapuava. “Estou emocionada com o que compartilhamos aqui hoje. Me surpreendeu a profundidade das questões levantadas e pude perceber que os acadêmicos da Campo Real estão sendo formados para serem multiplicadores de mudanças, tão necessárias na área da saúde. Saio daqui muito motivada e pretendo voltar brevemente a esta cidade linda e com tanto potencial”.

O Simpósio Integrado de Saúde receberá nesta quarta feira (21) o médico oncologista Anderson Fadel, a psicóloga Ana Claudia Wanderbroocke e a nutricionista Raquel Goreti Eckert, que discutirão com os participantes o tema “Oncologia e Prevenção”. O evento acontece até a próxima sexta feira (23) e oferece uma variedade de minicursos, como “Interpretação de Eletrocardiograma”, “Aspectos Fisiopatológicos do Diabetes Melittus: diagnóstico, acompanhamento e tratamento”, entre outros,  aos acadêmicos dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Nutrição e Psicologia e público em geral.

http://www.redesuldenoticias.com.br/noticia.aspx?id=67470#.U30JCBa2P78.facebook

«

»

Comente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *